O dia 19 de abril traz à memória a importância das reflexões sobre os direitos dos Povos Indígenas, pensando em povos originários para além de esteriótipos, mas sim como detentores de conhecimento tradicional e como os primeiros povos a ocuparem os territórios de diversos países, incluindo o Brasil.
É mais uma data para reflexão e luta do que necessariamente de celebração, uma vez que há muito a se avançar nos direitos dos povos originários brasileiros. Mas também é um momento para que a população tenha mais contato com cultura indígena, com o objetivo de quebrar preconceitos, dando a oportunidade de ampliar seu conhecimento sobre os indígenas, suas história e suas culturas. E foi esse trabalho que desenvolvemos com os alunos no decorrer dessa semana.
✅Os alunos aprenderam sobre as brincadeiras indígenas como cabo de guerra, peteca, corrida do saci.
✅Os professores do Projeto de Leitura elaboraram atividades lúdicas e trouxeram instrumentos usados pelos povos indígenas como lança, pau de chuva, cocares, colares, pintura, travessa de madeira, zarabatana.
✅O texto "O TUPI QUE VOCÊ FALA" do autor Cláudio Fragata, também foi trabalhado com os alunos, despertando curiosidades sobre uso de palavras indígenas no nosso dia a dia como: pipoca, tucano, abacaxi, jabuti, siri, maracujá, paca, tatu, peteca, paçoca entre tantas outras.