A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com seus representantes regionais e com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Bebedouro, realiza hoje, dia 26 de abril, a 06ª Oficina Preparatória para Operação Estiagem, abrangendo os 19 municípios da região de Barretos.

Essa ação tem como objetivo capacitar os municípios para atuarem preventivamente frente aos problemas de estiagem e formar brigadas municipais para combate a incêndios em cobertura vegetal.
O treinamento contará com instruções técnicas referentes ao temas: Inserção de dados no Sistema Integrado de Defesa Civil (SIDEC); Protocolo de acionamento de aeronaves e Crimes ambientais relacionados a incêndios.

Já a parte prática, consiste em um treinamento de campo organizado pelo Corpo de Bombeiros, expondo as técnicas de combate a incêndios, regras de segurança e deslocamento no terreno, além da exposição de materiais básicos de combate a incêndio florestal.

Ao término do treinamento, seguindo os critérios estabelecidos por Resolução da CEPDEC/SP, os municípios poderão receber um Kit estiagem para auxiliar no combate a incêndios florestais.
Os participantes desta oficina serão os futuros divulgadores do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil em suas comunidades e contribuirão sobre maneira para a prevenção de riscos e para a resposta a desastres.

Vale ressaltar ainda que ações como as de hoje, contribuíram para a redução recorde de incêndios florestais em 2022 em todo o estado de São Paulo, onde foram contabilizados 1.008 focos de incêndio (segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE), uma redução de 79% se comparado com o mesmo período de 2021.