A temática Uso do Solo é pouco abordada em sala de aula com os alunos do município de Embaúba. Devido a isso, o Departamento do Meio Ambiente está preparando  ações de Educação Ambiental com este tema, no intuito de que alunos e professores percebam as interferências negativas e positivas que o homem faz na natureza, a partir de sua realidade social. Com essas ações, alunos e professores vão:

Perceber que o processo erosivo causa a destruição do solo e o seu deslocamento para as partes mais baixas dos relevos, causando o assoreamento do movimento das águas;

Entender que na erosão hídrica muitas vezes o solo é deslocado lentamente, tornando a situação imperceptível para os agricultores, e quando o problema é notado, o solo já está totalmente improdutivo;

Se conscientizar de que as curvas de nível fazem com que não aconteçam grandes lixiviações dos nutrientes do solo, propiciam uma velocidade menor da água no qual se dissipariam diversos minerais que são levados pelas moléculas de água, por meio de trocas catiônicas.