Servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Embaúba participaram do ‘Curso Básico de Formação de Brigada Contra Incêndio’. A capacitação é fruto da prefeitura municipal e tem como objetivo formar colaboradores aptos ao combate preventivo e a princípios de incêndio, atuando de maneira auxiliar junto ao Corpo de Bombeiros.
A Brigada de Incêndio trata-se de um grupo organizado de pessoas voluntárias treinadas e capacitadas para atuar na prevenção, abandono de área, combate a princípio de incêndio e primeiros socorros, dentro de uma área previamente estabelecida.
“Estabelecimentos com mais de 750 metros quadrados, devem ter um projeto de combate a incêndio e pânico, aprovado pelo Corpo de Bombeiros. Por meio desta parceria, estamos proporcionando essa formação, que ao fim de 08 horas de instrução, ofertará certificados a cada um, dos participantes”.
O técnico de Segurança do Trabalho e servidor municipal Marcos Antonio Dermonde, explica que os certificados têm validade por dois anos e que após esse período, os servidores devem passar por constantes reciclagens. “Temos nesse curso básico de formação servidores da Unidade Básica de Saude Alfredo Alexandre e Secretaria de Saúde.
O curso é muito importante, mesmo sendo ofertado à pessoas civis. Se bem preparados, se tornam parceiros da corporação, de agentes de defesa civil e ajudam a conter e até evitar situações de pânico. No desespero, as pessoas envolvidas costumam perder o raciocínio e com as estratégias e o conhecimento que estão adquirindo, será mais fácil lidar com uma situação extrema no local do trabalho.
Em uma situação de emergência, por exemplo, cabem aos brigadistas os seguintes protocolos: Identificação da situação, alarme e abandono da área, corte de energia, acionamento do Corpo de Bombeiros e/ou ajuda externa, primeiros socorros, combate ao princípio de incêndio, recepção e orientação ao Corpo de Bombeiros.
Já a atuação preventiva prevê a avaliação dos riscos existentes, a inspeção geral dos equipamentos de combate a incêndio, a inspeção geral das rotas de fuga, a elaboração de relatórios de irregularidades, o encaminhamento do relatório aos setores competentes.