O Cidadania Itinerante é uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, que visa facilitar o acesso das comunidades a serviços essenciais e orientações relacionados à promoção da cidadania e à garantia de direitos individuais.

Serviços da Secretaria da Justiça e Cidadania disponíveis para a população:

Agendamento 2.ª via do RG e da CNH
 2.ª via das certidões de nascimento, casamento e óbito;
 1.ª via do CPF (1 a 24 anos) e 2.ª via do CPF;
 2.ª via do título de eleitor;
 2.ª via de contas de consumo (água e luz);
 Carteira de trabalho digital;
 Atestado de antecedentes criminais;
 Serasa;
 Registro de boletim de ocorrência;
 Entrada no seguro-desemprego;
 Elaboração de currículo;
 Orientações sobre o Procon e Defensoria Pública.

Também terão atendimentos para receber denúncias, realizar orientações e encaminhamentos para as Coordenadorias e aos Programas da Secretaria:

Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS), Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena (CPPNI), Coordenadoria Geral de Direitos Humanos (CGDH), Centro de Integração da Cidadania (CIC), Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (CRAVI), Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), Coordenação de Políticas para Juventude e Ouvidoria.