Entende-se por nascente o afloramento do lençol freático, que vai dar origem a uma fonte de água de acúmulo (represa), ou cursos d'água (regatos, ribeirões e rios). Em virtude de seu valor inestimável, deve ser tratada com cuidado todo especial.
A preservação das nascentes ajuda a garantir a qualidade e a quantidade de água de rios, córregos, e outros cursos d'água, em especial, aqueles que contribuem para o abastecimento humano (importante fonte de água doce). Com o crescimento populacional, o desenvolvimento de cidades e da agropecuária, muitas áreas de matas nativas estão sendo devastadas e, com isso, nascentes estão sendo prejudicadas, o que pode acarretar sérios problemas aos recursos hídricos. Recentemente empenhada na identificação de nascentes modelo em Embaúba, o Departamento Municipal de Meio Ambiente e Agricultura e o Comdema determinou a nascente de Propriedade do Sr. Francisco Quisoto, no córrego dos coelhos, um dos afluentes como modelo municipal.
Faça a sua parte...
Para garantir a quantidade e qualidade da água das nascentes devemos manter a vegetação natural no entorno delas, nos cursos d'água e encostas. É preciso ainda tomar alguns cuidados no uso e preparo do solo para diminuir a velocidade das enxurradas e aumentar a infiltração de água no solo que abastece as nascentes. E lembre-se:
• Não faça queimadas;
• Não permita a entrada de gado nas áreas com nascentes;
• Respeite as faixas de Área de Preservação Permanente previstas no Novo Código Florestal (Leis Federais nº 12.651/12 e 12.727/12);
• Denuncie em caso de risco às nascentes.
Ajude-nos a proteger esse bem tão valioso!